Hérnia inguinal tem tratamento com Cirurgia

Avalie com especialista em cirurgia da parede abdominal

Você sente um volume na virilha que aumenta ao fazer esforço? Pode ser hérnia inguinal.

A hérnia inguinal é uma das mais comuns e afeta tanto homens quanto mulheres. Ela pode causar dor, desconforto e prejudicar sua qualidade de vida — especialmente ao fazer esforço físico, tossir ou levantar peso.

A boa notícia? A cirurgia de hérnia inguinal é segura, eficaz e pode ser feita com técnicas modernas, como a videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

O que é hérnia inguinal e por que ela aparece?

A hérnia inguinal acontece quando parte do intestino ou gordura intra-abdominal se projeta por um ponto enfraquecido na musculatura da virilha.
É mais frequente em homens, mas também ocorre em mulheres — especialmente após gestações, cirurgias ou esforço repetitivo.

Principais sintomas:

O tratamento é sempre cirúrgico. Quanto antes for feito, menor o risco de complicações.

Conheça o Dr. Jacques Matone, cirurgião do aparelho digestivo em São Paulo

Cirurgião do aparelho digestivo, o Dr. Jacques Matone é especializado em cirurgias minimamente invasivas, com foco em hérnias da parede abdominal, diástase, cirurgia robótica e laparoscópica. Seu trabalho é pautado na excelência técnica e em um cuidado próximo e humanizado ao paciente.

Cirurgia de hérnia inguinal: técnica moderna, recuperação segura

A cirurgia de hérnia inguinal pode ser realizada por técnica tradicional (aberta) ou por métodos minimamente invasivos, como a videolaparoscopia ou a cirurgia robótica. Essas técnicas proporcionam:

Menor dor no pós-operatório;

Recuperação mais rápida;

Menor risco de complicações;

Cicatrizes menores.

Em muitos casos, o paciente retorna às atividades leves em até 7 dias.

Hérnia e diástase: quando as duas condições estão juntas?

É comum que pessoas com hérnia inguinal também apresentem algum grau de diástase abdominal — afastamento dos músculos retos do abdômen, especialmente após gravidez ou ganho de peso.

A boa notícia é que ambas as condições podem ser corrigidas em um único procedimento, com foco não apenas na funcionalidade, mas também na estética abdominal.

Se você observa flacidez abdominal, dor lombar ou um abdômen “estufado” mesmo após emagrecer, vale avaliar a presença de diástase.

Por que escolher o Dr. Jacques Matone?

Avaliações de pacientes no Google

Perguntas Frequentes sobre hérnia inguinal

Hérnia inguinal é grave?

Ela pode se tornar grave se não tratada, especialmente se houver estrangulamento da alça intestinal. Por isso, a cirurgia é sempre recomendada.

Com o uso de técnicas minimamente invasivas, a dor é leve e bem controlada. A maioria dos pacientes relata pouca dor no pós-operatório.

Na maioria dos casos, a cirurgia de hérnia inguinal é feita em regime de hospital-dia, com alta no mesmo dia.

Depende da atividade. Para trabalhos leves, a liberação costuma ocorrer em 5 a 10 dias. Atividades físicas intensas exigem mais tempo.

Sim. Em muitos casos, os dois problemas são corrigidos no mesmo procedimento, com excelente resultado funcional e estético.

Atendimento particular em São Paulo com estrutura premium

Os atendimentos são realizados em consultórios modernos e acolhedores, com localização privilegiada em São Paulo.

Caso a cirurgia seja indicada, ela será realizada em hospitais de referência, com equipe cirúrgica especializada, recursos de última geração e toda a segurança necessária.

Dr. Jacques Matone é referência em cirurgia para hérnia inguinal e diástase abdominal em São Paulo. Com atendimento particular, técnicas minimamente invasivas — incluindo cirurgia robótica — e acompanhamento completo, oferece segurança, precisão e recuperação mais rápida para quem busca retomar a qualidade de vida com excelência.